sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Especial de Natal: Sua Origem; Krampus e os seres sombrios Natalinos

Boa tarde meus queridos e queridas de Engelsblüt...


 E hoje, uma das mais comemoradas datas festivas de muitos países pelo mundo: o Natal. Originalmente comemorada como uma festa pagã, o Nascimento do Deus Solar Rá (no Egito), o Natal foi imposto ao Império Romano no início da era Cristã, foi utilizada como comemoração ao nascimento do profeta Jesus para a conversão dos pagãos ao Cristianismo.

É comemorado no dia 25 de Dezembro desde o século IV pela igreja Ocidental e no século V passou a ser comemorado também pela igreja oriental. Nos dias de hoje, 16 séculos depois, esta comemoração evoluiu de apenas o nascimento de Rá/Jesus para uma grande data onde o consumismo tomou conta da vida das pessoas. Troca de presentes, árvores enfeitadas, Papais Noel, guirlandas, velas e demais objetos e adornos desta época, tem conotações muito importantes para os pagãos no que diz respeito a adoração ao Deus Sol. Vejamos a seguir alguns desses objetos:


  1. Guirlanda: este incrível adereço de muitos lares pelo mundo, é utilizado para que a movimentação espiritual do local seja viva, deixar o espírito dos Deuses entrarem e abençoar o lar das famílias;
  2. Velas: as velas são um símbolo que faz referência ao Deus Sol, quando este se extinguia para dar lugar à noite;
  3. Papai Noel: este personagem que leva os presentes para as crianças na noite de Natal à vários anos, foi a uma inspiração no bispo católico São Nicolau, que passava as noites desta celebração entregando presentes pelas vilas à crianças que pouco tinham para comemorar.
 Durante muitos séculos em diversos países, nas primeiras semanas de Dezembro, ocorre um festival para uma criatura denominada Krampus. Krampus, cuja palavra no alemão antigo quer dizer "garra", é personificado numa criatura macabra - com longos chifres, sua pele peluda e usando uma máscara aterrorizante de madeira - é retratada como o oposto do Papai Noel que conhecemos. Esta criatura puni crianças e jovens que, durante todo o ano, não se comportaram bem.. Ele as rapta e dá-lhes surras, chicotadas e torturam-nas para aprenderem a se portarem melhor em suas vidas. Dizem que ao avistar uma criatura dessas era sinal de que crianças iriam desaparecer e/ou sofrer nas mãos desses que punem "para o bem".

 

Em muitas culturas, Krampus é identificado como um ser demoníaco, suas feições aparentemente de faunos e sátiros, e diferentemente denominado.

No Brasil, por exemplo, há resquícios desta tradição, no estado de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, ele é chamado de "Pensinique". Aparece vestido em uma roupa velha e sacos de juta, seus cabelos de balha, carrega um saco nas costas como o velho Noel. Neste saco, possui instrumentos para assustar as más crianças e as ameaça de serem levadas junto com ele no saco. Esta lenda era muito difundida até o ano de 1950. Mas ainda os mais remanescentes, ao começo do mês de Dezembro, arrastam correntes ao caminhar, gritando no meio do mato e saem dele para assustar qualquer criança que possam ver.

"Pensinique" pode muito se assemelhar com a figura folclóri ca do "Homem do Saco", que rouba crianças que não ficam perto de seus pais ou que são entregues a eles se não se comportam, que os pais contam para muitas crianças para que possam lhe obedecer, vimos algo parecido no post Especial - Dia das Crianças com o Bicho Papão (que você não pode perder, para ler só clicar aqui em cima). Esta criatura não é mítica ou virtual, mas levada muito à sério e passada de geração à geração.

A seguir, deixo vocês com um incrível vídeo dos nossos queridos amigos do portal RedeVamp, Lord A:. e Srta Xendra Sahjaza especial de Natal, onde somos citados por estes (sim o Kaique sou eu rs'), se inscrevam em seu canal e vejam os outros vídeos maravilhosos deles e fique por dentro dos eventos que ocorreram ao decorrer deste novo ano de 2016 que está por vir.

 



Se você gostou, deixe seu comentário aqui em baixo e teremos o prazer de ter sua opinião. Nos deixe também sua sugestão de conto ou artigo que iremos ter o privilégio de escrever sobre. Siga também nosso Twitter clicando aqui e também curta a página do TERROR EM ENGELSBLÜT no Facebook clicando aqui. Veja um vídeo exclusivo no Youtube que fiz cantando Lacrimosa - Darkness (clique aqui e assista). O TERROR EM ENGELSBLÜT deseja a todos vocês um ótimo Natal, repleto de muita paz e alegrias para suas famílias.







Nenhum comentário:

Postar um comentário