quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Enquete - Resultado: 2º Lugar: A Hora do Pesadelo

Bom dia leitores e leitoras,


Então, como havia prometido, eis o nosso segundo lugar da enquete de algumas semanas atrás: A Hora do Pesadelo...

Boa leitura!

hora-do-pesadelo

"Um, dois, O Freddy te pega depois, Três, quatro, é melhor trancar a porta. Cinco, Seis, Agarre seu crucifixo, Sete, oito, fique acordado até tarde. Nove, dez, não durma nunca mais”


Quem não se lembra desta pequena música? Crianças pulando corda e cantando? Adolescentes com medos estranhos e que não queriam dormir? Um psicopata dos sonhos? O mais assustador filme de terror dos anos 80' que trás um dos melhores e memoráveis personagens das telas de terror, Freddy Krueger, invade o Terror em Engelsblüt de hoje!



 Quem não se lembra das cenas onde os adolescentes dormiam ou cochilavam e Freddy já os amedrontava? E quem nunca se arrepiou ao ver/ouvir o Freddy arrastando as garras na lousa/parede? Ou quando este, chegava perto de uma das garotas ou garotos e falava-lhes sussurrando?

É leitores e leitoras, realmente este incrível psicopata, vivido por Robert Englund nos SETE primeiros filmes e ainda no Freddy vs Jason e em 2010 pelo ator Jackie Earle Haley, que também interpretou Rorschach de Watchmen, é extremamente tanto perigoso e letal. Acredito eu, que quando assisti pela primeira vez, quando tinha apenas 14 anos, e muitos outros, ficaram com arrepios na espinha e pelo corpo inteiro com esta cena:


 É uma pena que ele não conseguiu fazer o que queria... (eu acho, e você?).

O que muitas pessoas não sabem quanto ao filme, é que ele conta uma história real...  A Hora do Pesadelo foi lançado em 1984 e conta a história de um grupo de adolescentes que moram na Rua Elm e são atormentados em seus pesadelos por um homem de aparência monstruosa. 

Sua pele é toda queimada, ele usa uma camisa listrada vermelha e verde um chapéu marrom escuro. Além disso, ele usa uma luva com garras enormes que provocam ainda mais terror em suas vítimas. 


Seu nome é Freddy Krueger, um assassino de crianças que morreu queimado pelos pais que queriam vingar a morte de seus filhos.

No entanto ele retorna como um monstro que consegue penetrar na mente de suas vítimas quando estas estão dormindo e as mata não somente em seus pesadelos como na realidade.

Wes Craven, diretor do filme, se inspirou em um artigo de jornal publicado pelo Los Angeles Times que contava sobre um grupo de refugiados do Camboja (um Estado soberano que se encontra no Sudeste da Ásia e que passou por fases muito difíceis de guerra), que haviam chegado aos Estados Unidos e relatavam que tinham pesadelos perturbadores, tanto que alguns se negavam a dormir.

No entanto chegado um dado momento muitos não aguentando, dormiram e morreram durante o sono. No começo os médicos pensavam que eles possuíam algum problema cardíaco. 


Porém mais tarde foi descoberto que a causa das mortes seria a síndrome da morte súbita, essa síndrome geralmente acontece em bebês recém-nascidos, geralmente aqueles que dormem de bruços.

Assim eles podem ter asfixia, hipertermia causada pela compressão da face contra o travesseiro ou colchão ou mesmo devido ao nascimento prematuro que implica na imaturidade dos órgãos respiratórios e cardíacos, além da ineficiência de controle térmico.

Por isso se o bebê estiver agasalhado demasiadamente ou em um ambiente muito quente pode afetar seus órgãos e provocar a morte súbita.

Mas também é possível que essa síndrome ocorra fora desses casos, por razões incertas.

Mas no caso desses refugiados, levando em conta a história de Camboja que foi recheada de guerras e opressão, podemos imaginar o quanto perturbados eles estavam ao fugirem de lá. 


Também não foi explicado o que eles passaram, nem os horrores que eles viram, isso tudo pode ter causado um colapso durante o sono provocando sua morte, por ataque cardíaco.

Mas ainda assim este caso é bem curioso, tanto que um fato que chamou a atenção foi de um menino que se recusou a dormir assim como os outros refugiados, e não conseguindo resistir acaba dormindo e morrendo também. Sinistro, não?

Já a inspiração de Craven para o personagem Freddy krueger, veio de sua infância, em que certa vez viu um homem idoso andando em frente à sua casa. 


Da janela de seu quarto que dava para a rua ele olhou-o e o idoso voltou seu olhar para ele, olhando-o fixamente. Assustado Craven se afastou da janela.

Se formos parar pra pensar no filme tem várias cenas em que o Freddy Krueger aparece para suas vítimas mesmo fora do sonho, como uma figura misteriosa que aparece e desaparece quando menos se espera. Sem contar que o olhar do personagem é assustador também.

Quanto ao nome do personagem, Craven se inspirou em um valentão da escola que o intimidava em sua adolescência, ele se chamava Fred Krueger, o diretor apenas acrescentou um D um Y para compor o nome de seu terrível personagem.
 

Bom, vou deixar um vídeo incrível de uma palestra apresentada por meu querido amigo Lord A:. no Cine Phenomena sobre este incrível filme. Deixarei também o link dos outros vídeos desta palestra maravilhosa (deixarei também o link do site RedeVamp, o melhor site de temática Vampírica, Vampyrica de Cosmovisão e Fashionismo Vamýricos atualmente ativo no Brasil).


* Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=iQdpygDrF8g

* Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=0wiQQh2uUvc

* Site RedeVamp:  http://www.redevampyrica.com/home/



OBS: Por favor não copie! Mas comente o que achou. Mandem sugestões para o email : zandrack.kaique@gmail.com e terei o prazer de escrever mais contos e pesquisas/artigos sobre o assunto que quiserem. Visite também o meu perfil pessoal do Facebook: https://m.facebook.com/Zandrack.Lucifer e adicionarei todos como amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário